Foto: Gabriel Haesbaert
Ao fim da instalação, prevista para durar até dois meses, sistema terá de ser todo testado pela empresa responsável
No fim deste mês, a Universidade Federal de Santa Maria abrirá uma licitação - na modalidade de concorrência (do tipo menor preço) - para a contratação de uma empresa que fique responsável por instalar um sistema de detecção de incêndio junto ao Centro de Convenções da UFSM, que fica no campus principal da instituição. Serão, ao todo, duas datas-limite para a entrega das propostas: em 30 de agosto e, depois, em 9 de setembro. Conforme as informações, que constam no edital, os serviços, uma vez iniciados, deverão ser executados em até 60 dias. O custo orçado para as atividades é de R$ 176 mil. A obra é um complemento às adequações junto ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) da universidade.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Dentro das atividades previstas estão, entre outros, as seguintes frentes de trabalho que compõem a instalação do sistema: central de alarme e repetidora para alarme de incêndio, bateria estacionária, módulo suporte para baterias, conector terminal para bateria, cabo blindado para sistemas de detecção de incêndio, eletrodutos, detectores de fumaça, etc.
Antes da entrega da obra, todo sistema terá de ser testado pela empresa contratada. Em caso de eventual falha ou qualquer tipo de inconsistência, o trabalho terá de ser refeito.